Header AD

Semana "Os Cavaleiros Do Zodiaco": Conheça mais sobre sua história ...


Venho aqui trazer este resumo sobre como surgiu, como veio pra cá, e sobre seu sucesso no mundo todo principalmente aqui no Brasil, é um resumo interessante e detalhado:


Tudo começou no ano de 1986 quando o autor, Masami Kurumada, iniciou a série originalmente chamada SAINT SEIYA. A primeira aparição aconteceu nas páginas do mangáSHONEN JUMP (uma espécie de revista semanal publicada pelaSHUEISHA). Cada mangá tinha aproximadamente 400 páginas, com diversas histórias (a maioria era em preto e branco) e as histórias foram publicadas até o ano de 1991 (cerca de 49 mangás).
      No Japão existem duas regras quando um mangá faz sucesso: lançar uma compilação completa (tankohon), com apenas a série em questão e lançá-la em anime (desenho animado japonês). SAINT SEIYA rendeu 28 volumes com cerca de 200 páginas cada mangá. Com o passar do tempo novas recompilações foram sendo lançadas, chegando até uma edição de luxo para colecionadores. O mangá foi dividido em sagas, de acordo com a história: Santuário
Blue Warriors (história solo do personagem Hyoga de Cisne)
Poseidon
Hades
      O sucesso foi tão grande que no mesmo ano de sua criação, SAINT SEIYA começou a ser produzido em anime. A empresa responsável pela produção foi a TOEI ANIMATION e o primeiro episódio foi ao ar no dia 11 de Outubro de 1986, pela TV japonesa ASAHI (todos os sábados às 19h). O série de TV teve 114 episódios e foi dividida nas sagas:

Santuário (episódio 1 ao 73)
Asgard (episódio 74 ao 99)
Poseidon (episódio 100 ao 114)
      O grande detalhe da produção do anime foi que a TOEI ANIMATION foi obrigada a aumentar a história, inventando novos personagens, prolongando certas lutas e até mesmo criando uma nova saga. Tudo isso devido ao fato de que quando o anime começou a ser produzido o mangá não estava finalizado ainda.
      O último episódio foi exibido no dia 1 de Abril de 1989, iniciando meses depois uma reprise completa.
      O sucesso gerou também 3 curtas metragens e 1 longa metragem.
      Infelizmente a saga de Hades (considerada pelos fãs, a melhor saga dos Cavaleiros do Zodíaco) não foi produzida em anime. na ocasião Masami Kurumada havia tido problemas com a TOEI ANIMATION e não liberou a produção de Hades. Fãs do mundo inteiro ficaram decepcionados e tentaram realizar campanhas mas sem sucesso.
      Em 2001, um desenhista francês chamado Jérôme Alquié produziu dois trailers da saga de HADES (baseado na história do mangá). O trailer foi exibido no evento de TOULON na França em 2001 e a TOEI ANIMATION estava lá para conferir. O sucesso foi inevitável e os trailers espalharam-se rapidamente pela Internet.
      A TOEI nunca pronunciou-se oficialmente sobre o assunto, porém emNovembro de 2002 ela finalmente lançou o primeiro OVA (Original Video Animation = episódio feito diretamente para vídeo/dvd, não sendo exibido como uma série de TV) da Saga de Hades. Todos pensavam que Jêróme Alquié faria parte do STAFF, porém isso não aconteceu. Até hoje ninguém sabe a real influência que o francês teve sobre a TOEI mas para os fãs ele é considerado um herói.
      À partir de 2002, o Japão redescobriu SAINT SEIYA. Para HADES foram produzidos 13 OVAs, referentes a toda fase Santuário de HADES (lembrando que HADES é dividido nas fases Santuário, Inferno e Elísios). Centenas de produtos começaram a ser lançados novamente e um novo mangá (Episódio G) começou a ser produzido.
      O Episódio G conta com o roteiro de Masami Kurumada mas o traço agora é de Megumu Okada, o que despertou desinteresse dos antigos fãs (traço muito diferente).
      A série Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) promete ainda muitas novidades. O futuro volta a ser incerto e novas produções estão por vir. No mês de Fevereiro de 2004 um novo longa metragem, entitulado TENKAI HEN - OVERTURE (Prólogo do Céu - Abertura) foi lançado no Japão. Com isso os fãs acreditam que a tão sonhada saga de ZEUS poderá ser produzida algum dia.

   NO BRASIL:
      Os Cavaleiros do Zodíaco chegaram ao Brasil em 1994. No dia 1º de Setembro era exibido, na extinta REDE MANCHETE, o primeiro episódio da série. O sucesso veio de imediato e naturalmente (sem muita divulgação). O desenho começou a ser exibido em dois horários: às 10h30min dentro do programa infantil Dudalegria e às 18h30min dentro de outro programa infantil Clube da Criança. A Manchete ficou marcada pela constante reprise dos episódios (sempre que chegava no episódio 52 a série começava a ser reprisada desde o início). Os Cavaleiros do Zodíaco ficaram no ar até 1997, batendo recordes de audiência. Neste tempo muitos produtos foramlançados, podendo destacar: álbuns, cd e lp musical (chegou a ganhar até disco de ouro), mochilas, estojos, etc.
      Uma grande febre de bonecos (ACTION FIGURES) começou a se formar. Cerca de 900.000 bonecos foram vendidos nos 3 anos em que a série esteve no BRASIL. Além disso o longa metragem de ABEL foi exibido nos cinemas e teve grande público.
      Assim que a série parou de ser exibida, as emissoras de TV viram que poderia ser uma boa investir em desenhos animados japoneses. Começaram a aparecer muitos outros animes mas nenhum conseguiu cativar tanto público quanto Os Cavaleiros do Zodíaco.
      Em 2001, a CONRAD EDITORA adquiriu os direitos para lançar o mangá. Com veinculação mensal, o mangá nacional teve 48 edições.
      Após exatamente 9 anos de exibição da série no BRASIL, Os Cavaleiros do Zodíaco voltavam no histórico dia 1 de Setembro de 2003 (o dia 1 de Setembro tem um valor muito especial para os fãs pois as duas estréias no BRASIL foram exatamente nesta data) no canal fechado CARTOON NETWORK mas desta vez redublado nos estúdios da ÁLAMO (a dublagem antiga havia sido feita na extinta GOTA MÁGICA). Para comemorar o lançamento da série, foi produzido um evento temático chamado CAVALEIROS ANIME SHOW. O evento recebeu um público superior a 4.000 pessoas em dois dias e contou com total apoio da empresa licenciadora IMAGINE ACTION.
      Um fato importante é que desta vez os fãs tiveram a chance de participar e ajudar em vários momentos. No NATAL de 2003, 40.000 bonecos foram vendidos em menos de 2 semanas e em 2004, a REDE BANDEIRANTES começou a exibir o anime. A previsão é que Os Cavaleiros do Zodíaco fiquem no BRASIL até 2007/2008.
  NOS ESTADOS UNIDOS:
      Os Cavaleiros do Zodíaco não fizeram sucesso algum em sua primeira aparição nos EUA. Somente em 2003, agora com o nome Knights of the Zodiacque a série começou a ganhar fãs do continente norte-americano.
      A empresa responsável pelo licenciamento foi a DIC Entertainment. A série sofreu muitos cortes e enormes alterações na trilha sonora e na história, o que decepcionou muitos fãs. A saída foi lançar DVDs (caixas) na íntegra (sem cortes e alterações). Alguns produtos começaram a ser lançados junto com o mercado japonês com isso é crescente o número de fãs que estão se formando nos EUA.
      NO CANADÁ:
      Seguiu o caminho dos EUA. Tudo que foi feito e lançado nos EUA chegou na mesma hora no Canadá.
   NA ESPANHA:
      "Los Caballeros del Zodiaco" - A série foi transmitida na Espanha pela "TV2" e depois pela "Tele 5" que mostrou todos os episódios na integra.

Semana "Os Cavaleiros Do Zodiaco": Conheça mais sobre sua história ... Semana "Os Cavaleiros Do Zodiaco": Conheça mais sobre sua história ... Reviewed by Henrique S.N on 11:06 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD