Header AD

Perícia Brasileira vai virar um "CSI" da vida?


Cada vez mais crucial nas investigações e julgamentos, a perícia forense será padronizada no Brasil, a exemplo do que acontece nos EUA e em países da Europa. A informação é da reportagem de Fernanda Bassette publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
De acordo com o texto, a pedido do Ministério da Justiça, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) está elaborando os parâmetros para certificação. Técnicos do instituto passaram por treinamento da polícia científica da Flórida. O modelo de padronização de técnicas periciais americanas, conhecidas pelo seriado de TV "CSI", é inspiração para o projeto.
Hoje, porém, o nível alcançado no primeiro mundo é muito distante da realidade precária dessas polícias técnicas brasileiras. A grande maioria dos 173 laboratórios estatais de perícia admite que falta estrutura para o trabalho, de acordo com levantamento encomendado pelo governo federal, segundo o qual ao menos oito Estados do país não não possuem nem estrutura para fazer teste de DNA e ao menos 12 para exame de balística.
Peritos ouvidos pela Folha divergem sobre a iniciativa do Ministério da Justiça de criar a padronização. Alguns dizem que a proposta é importante. Para outros, não caberia ao Inmetro certificar laboratórios que fazem perícia. Fonte: Folha de são paulo

Puts isso deveria ter sido feito a muito tempo ,  ja tivemos casos que diga-se de passagem fabuloso para a midia como o caso isabela, goleiro bruno e etc.
Me pergunto se um dia a pericia brasileira chegara a um nivel  "CSI" da vida, puts pelo que vejo naquele programinha meia boca mas devera interessante da band "Policia 24 horas" e uma verdadeira bagunça, nao ha um  preservamento correto da cena do crime e na maioria das vezes nunca acham o culpado , cachorros e gatos entram na cena do crime pessoas retardadas e iginorantes fazem a festa por causa de alguem morto principalmente se foi assassinado "o povinho sem perfil" a desorganização é total , sem a famosa fitinha "Area restrita" ou "Não ultrapasse" um verdadeiro caos bem diferente de todo o glamour que vemos em "CSI" e olha que eu to me referindo a maior e mais fodona cidade brasileira sampa imagina em cidades sem perfil como no nordeste ou no interior de outas regiões deve ser uma verdadeira loucura.                                                                         
Alguem sabe ai se a policia brasileira tem um banco de dados de impreções digitais? puts me poupe uma policia que nao tem um banco de impreções digitais quer chegar a um nivel como e mostrado em "CSI" talvez daqui a 30 anos baby...  

Perícia Brasileira vai virar um "CSI" da vida? Perícia Brasileira vai virar um "CSI" da vida? Reviewed by Crashinside on 12:07 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD