O ano de 2011 para os Super-heróis
Definitivamente 2011 foi o ano dos Super heróis! Aproveitando sempre as férias do meio do ano, cada fim de semana foi marcado por uma estréia melhor que a outra.
A Marvel apostou alto em Capitão América. Afinal, um herói americano em tempos de baixa popularidade do país, teria apelo fora dos EUA? E, por incrível que pareça, a resposta foi sim! Ao mesmo tempo, a DC apostou seguro, em um personagem de seu segundo escalão (ainda que com uma bela legião de fãs), e falhou miseravelmente com o seu medíocre Lanterna Verde. Fora isso, Thor e X-Men Primeira Classe, ambos bem divertidos, apesar de um ou outro furo (especialmente em Thor), acabarem fazendo a balança pender para a Marvel.
Mas nem só de personagens de quadrinhos viveu o cinema de ação e aventura. A temporada começou muito bem com Velozes e Furiosos 5 seguindo para Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas, quarta aventura com o pirata Jack Sparow, e seguindo para Cowboys e Aliens. Este último, já não tão bacana assim.
IMAX* Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation, que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes.
Mas nada disso chegou a ser a melhor adaptação dos quadrinhos do ano. Esse posto fica com a mistura de desenho animado, games, comédia adolescente e aventura de Scott Pilgrim Contra o Mundo, baseado nos quadrinhos de Bryan Lee O’Malley. Muito do mérito vem da percepção do diretor, Edgar Wright que conhece cultura pop como poucos, vindo de filmes como Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso.
A coisa deu uma degringolada com Transformers: O Lado Oculto da Lua, que se não é tão ruim quanto o segundo, só é perdoável ao se considerar que ele provavelmente é tão bom quanto um filme com robôs gigantes que se transformam em automóveis pode ser.
Fora isso, três pontos altíssimos: as ficções científicas Contra o Tempo, Agentes do Destino e O Preço do Amanhã. Cada um buscando efeitos variados, entre a sátira social e a metáfora da condição humana, enquanto indivíduo ou ser social, e alcançando resultados diversos. Todos funcionam bem, à sua maneira.
O ano de 2011 ainda terminou com chave de ouro com Missão Impossível 4 - Protocolo Fantasma, que parece estar definindo a forma como iremos ver filmes de ação daqui para os próximos anos. Tanto a qualidade técnica, aliada a uma boa história e bons personagens (requisitos mínimos para um bom cinema comercial), parecem indicar que o IMAX* é uma força a ser domada. Pena que ainda vai levar alguns anos até que o mundo ganhe mais salas que possam exibir o formato.
IMAX* Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation, que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes.
O ano de 2011 para os Super-heróis
Reviewed by lia lima
on
20:54
Rating:
Post a Comment