Justiça Americana impede Google de criar biblioteca digital
O juiz federal de Nova York Denny Chin rejeitou nesta terça-feira (22) o  controverso acordo que o Google fechou com editores e autores dos  Estados Unidos para digitalizar suas obras e criar a maior biblioteca e a  maior livraria virtuais do mundo, ao considerar que o convênio "não é  justo, nem adequado, nem razoável". 
Em sua decisão, o juiz argumenta que as intenções do gigante da internet  vão muito longe, já que a empresa poderia explorar comercialmente os  direitos de obras completas sem consentimento prévio e com uma excessiva  vantagem sobre outros potenciais concorrentes. 
- Enquanto a digitalização de livros e a criação de uma livraria digital  universal beneficiariam muitos, o acordo simplesmente representaria ir  longe demais. Permitiria implementar um acordo empresarial que no futuro  garantiria ao Google uma vantagem significativa sobre seus  concorrentes. 
O trecho faz parte da decisão que tem 48 páginas. 
Na opinião do juiz, permitir o acordo equivalente a R$ 207 milhões (US$  125 milhões), que o Google negocia há anos, seria como premiá-lo por  copiar em massa obras protegidas e sem permissão. 
- O fato de que outros países tenham colocado objeções, argumentando que  viola princípios e tratados internacionais, é uma razão a mais a  indicar que o melhor é deixar este assunto nas mãos do Congresso [dos  EUA]. 
O acordo daria ao Google o direito de reproduzir obras descatalogadas,  mesmo que não sejam de domínio público ou que seus autores não tenham  autorizado previamente. 
Para Chin, o estabelecimento de um mecanismo para explorar  comercialmente os livros "é uma questão que se ajusta mais ao Congresso  que ao Tribunal". 
No ano passado, grandes empresas como Microsoft e Amazon, assim como  vários governos europeus, pediram à Justiça americana que rejeitasse o  acordo, porque, na opinião deles, seria uma violação à legislação de  direitos autorais e daria ao gigante da internet uma situação  privilegiada. 
Justiça Americana impede Google de criar biblioteca digital
 
                    Reviewed by Robson Morgan
                    on 
                    
09:53
 
                    Rating: 
                    
 
                    Reviewed by Robson Morgan
                    on 
                    
09:53
 
                    Rating: 

Post a Comment